História

É um dos Clubes mais antigos e prestigiados da Póvoa de Varzim , partilhando a sua fortíssima ligação ao Mar a toda a actividade desportiva e de lazer que lhe está associada.

CNP FundadoresFundado em 1904 , nasceu como agremiação eminentemente desportiva , cultural e bairrista. Tinha por fim promover várias diversões entre os seus associados, principalmente regatas , a natação e o remo , assim como o desenvolvimento físico e intelectual dos associados, mas também criar uma biblioteca um museu e até construir embarcações. Cedo prestou altíssimos serviços à terra na propaganda da nossa praia.

Promoveu excursões às principais localidades nortenhas , engalanou a cidade para receber os inúmeros forasteiros em enormes festas na cidade, festas essas que excediam todas as lotações que a cidade oferecia. Organizava as famosas Festas Marítimas que ” …foram alguma coisa de marcante no norte do país pelo desembarque, recepção e desfile dos nossos marinheiros pelas ruas da vila, que um mar de flores cobriu sem interrupção.”*

Clube Naval PovoenseOrganizou; regatas, conferencias, espectáculos de teatro e cinematográficos, homenagens, peditórios a favor das vitimas de naufrágios, exposições e até construiu monumentos. Mas também prestou serviços de instrução e benemerência. Nos anos cinquenta, forneceu livros escolares às crianças necessitadas, serviu na sua sede refeições aos pobres pelo Natal e na Páscoa, as quais eram servidas por gentis senhoras da nossa terra. A partir dos anos cinquenta passou a valorizar as actividades náuticas e desportivas.

O historial desportivo conta com elevado número de títulos nacionais e regionais, conquistados nas várias modalidades e com inúmeras participações internacionais. O papel que desempenhou na formação de novos atletas de todas as idades, a organização de vários eventos desportivos que trouxeram à Póvoa todos os anos centenas de participantes nas mais competitivas vertentes, a organização de campeonatos regionais, nacionais e mundiais nas várias modalidades e a representação da cidade e das suas ” gentes ” dentro e fora do país, na participação em inúmeras provas, foram os seus pontos fortes.

CNP 105º AniversárioHoje, a vela, a pesca desportiva, as actividades subaquáticas, o surf e o polo aquático são as suas actividades principais.
Em 1998, e após treze anos de privação de instalações condignas e definitivas, ocupa as modernas instalações desportivas localizadas no núcleo de recreio do porto da Póvoa de Varzim. Foram estas as condições que permitiram, uma vez mais, o retomar da organização de provas nacionais e internacionais. Em 1999, confiou-lhe o Município Poveiro, a gestão operacional da Marina da Póvoa. A sua ocupação foi uma crescente realidade e a rápida divulgação e adesão internacional uma evidência, trazendo inúmeras embarcações estrangeiras à marina.

Mantém o Clube Naval Povoense uma participação permanente nos acontecimentos sociais e culturais da cidade, sempre atento e participativo nas grandes decisões da sua vida desta cidade que o envolve e que também o influencia.

* Santos Graça – Sócio nº 1 – in Comércio da Póvoa, 1954.

As Actas Das Posses Desde 1939

Existe no Clube Naval Povoense, um livro que contem as Actas dos Autos de posse dos elementos que compuseram os seus Órgãos Sociais desde 1939, que contém 50 folhas cujos termos de abertura e de encerramento respectivamente na primeira e na última estão assinadas e as outras rubricadas pelo Dr. Armindo Maio dos Santos Graça, na altura desempenhando o Cargo de Presidente da Assembleia Geral.

A primeira acta com data de 2 de Fevereiro de 1939, está primorosamente com uma lindíssima letra, feita e subscrita pelo Sr. Laurentino Pinto de Mesquita.
Algumas das assinaturas dessa acta foram reconhecidas Sr Fernando Cunha, actual vice presidente da direcção, como sendo dos ilustres; José Teixeira Malhão, Eduardo José Correia, José dos Santos Ribeiro, António Maio dos Santos Graça, Dr. Eduardo Campos Costa, Graciano Lima, José Martins Reina, Manuel Gomes Ferreira Barbosa, Florindo Gomes Moreira, João Gonçalves Batista, Urbano Fernandes dos Santos, António Leite de Magalhães, Inácio Machado, José Fangueiro Reis, Raul Nunes Bento, Adérito José Torres.

Numa pesquisa que incidiu sobre os anos de 1951 a 1960, constata-se que felizmente ainda há uma vintena de pessoas, a quem se endereça, os desejos de bem estar, que ocuparam lugares nos Órgãos do Naval, são: Emídio Figueiredo, José Domingos Machado Martins, Ezequiel Veloso Gomes, Raul Fernandes dos Santos, Carlos Evaristo Batista, António Fernando Cardoso Marques Rodrigues, José Casimiro Martins Carneiro, Alfredo Brandão de Campos Matos, José Maria Martins Ribeiro, Cesário António Lapa Carneiro, Fernando Caetano Calafate, Jorge Fernandes Martins, Manuel Francisco Andrade Fonseca, António Maria Gomes, José Carlos Dias Veloso, Américo Fernandes dos Santos Graça, Noémio Simões da Cunha, Florindo Moreira da Nova, Óscar Aníbal Fernandes Ribeiro e Manuel Fernandes Faria Frasco.

Para os que serviram e servem o Clube depois de 1960, vai a sincera gratidão Navalista.

Abril de 2008, Reivax.

Hino do Clube Naval Povoense

Saudações,
Saudações,
Da nossa terra natal,
Estalai
Corações
À luz do nosso ideal

Mar de rosas,
Tão ditosas,
Lindas ondas de cetim!
Pela Póvoa !
Pela Póvoa

Pela Póvoa de Varzim!

Praia de banhos formosa,
Coberta d´um céu d´anil,
Em cada canto uma rosa
Dos seus filhos no Brasil! Bis

Sai do mar a vida infinda,
Um só grito , uma só voz ,
P´ra saudar a Póvoa linda,
Pátria d`Eça de Queirós!

Nossa terra, berço d`ouro,
À beira mar é um jardim!
Quem quiser ver um tesouro
– Veja a Póvoa de Varzim!

Ninho d`amores, é um encanto,
Dá luz, progresso, instrução,
Tem a relíquia d`um santo
– Cego do Maio, O Tritão! Bis

Letra

Candido Landolt

Música

António José Gomes ( Marta)

historiaCNP_featured
Nos próximos dias 24 e 25 de Junho organizamos, com o apoio da Marina da Póvoa, a Regata de S. Pedro 2017 que decorrerá no campo de regatas da Marina da Póvoa e no campo de regatas da Póvoa de… [+]
06.18.2017
Disponível abaixo em PDF a listagem dos abonos (ratings) utilizados nas regatas de Cruzeiros. LISTAGEM DE RATING CNP – SIMULADO (.PDF)… [+]
06.13.2017
Dia 17 de Junho organizamos a Regata de S. Pedro para a classe IOM que é também o CAMPEONATO REGIONAL NORTE. O sinal de advertência para a primeira regata do dia será às 11:00. Abaixo, estão disponíveis o AR e… [+]
06.09.2017