Campeonato Nacional de Vaurien – 2011

Decorreu, desde o passado dia 10 de Junho até Domingo dia 12, no Campo de Regatas da Póvoa de Varzim, o Campeonato Nacional de Vaurien – 2011, co-organizado pelo Clube Naval Povoense, pela Federação Portuguesa de Vela e pela AsVaurien Portugal.

As condições meteorológicas, três dias antes, não eram as melhores e temeu-se pela realização do campeonato mas uma reviravolta no estado do tempo acabaria por permitir fazer a prova com as nove regatas previstas, mas nas mais variadas condições de mar e vento. No primeiro dia com o vento a soprar de quadrante noroeste nos 16 nós, vindo a subir aos 20, e um mar de vaga muito cavada e com as previsões não muito promissoras para os dias seguintes obrigaram a Comissão de Regata a tentar validar o campeonato com as garantias de vento que havia. E assim foi, quatro regatas foram feitas. A primeira completa e as três seguintes encurtadas pelas condições de mar e de vento, que tinha subido aos 20 nós, acabaram por garantir o campeonato logo no primeiro dia permitindo um segundo dia de regatas mais técnico. Neste segundo dia realizaram-se quatro regatas de aproximadamente 50 minutos, o tempo alvo. Ficou assim uma última regata para o último dia em que se veio a confirmar a previsão com o vento a cair para os cinco nós, a partir da bóia do largo, obrigando a CR mais uma vez a encurtar o percurso na bóia número um passados aproximadamente 80 minutos.

Apuradas as classificações o primeiro lugar da classificação geral e consequentemente de Campeão Nacional viria a ser conquistado, sem margem para dúvidas e com apenas nove pontos, pela dupla do Clube de Vela de Viana do Castelo, Joaquim Fornelos e Pedro Ferreira que receberam o troféu perpétuo das mãos dos anteriores campeões Alexandre Paulino e Luís Silva. Em segundo lugar, a doze pontos do primeiro e com todo o mérito, também do CVVC, classificou-se a equipa Carlos Passos e Afonso Reis que arrebataram também o primeiro lugar júnior. Em terceiro e a cinco pontos dos antecessores ficaram Alexandre Paulino e Luís Silva do União Desportiva Vilafranquense. As vencedoras do primeiro lugar feminino foram as espanholas Maria Campos e Beatriz Quintá. As Campeãs Nacionais seriam Inês Petiz e Ana Sofia Mariz do Clube Naval de Leça. Finalmente os Campeões Nacionais Masters foram Paulo Prazeres e Ricardo Ferreira do Grupo Desportivo do Pessoal da Cimpor. Artur Giesteira e Filipe Giesteira do CNP classificaram-se em sétimo da geral e segundo lugar júnior. Nuno Faria e Margarida Cunha terminaram o campeonato, não sem alguns problemas, em décimo oitavo lugar.

Obrigado a todos os que colaboraram para o sucesso desta prova.
Um abraço especial de agradecimento ao Nacho Campos e à sua esposa Marisa pela simpatia, disponibilidade e dedicação e competência que puseram no processo das medições, na água e pela simples presença.

Campeonato Nacional de Vaurien – 2011 (PDF).

Tags: , . Link Permanente
Share

Os comentários estão fechados